quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

FILMES QUE PODEM ACONTECER COM VOCÊ


#10 - MAGNÓLIA
Se sua vida não é perfeita certamente haverá um personagem e/ou história neste filme que irá te fazer reviver tensões comuns do mundo cão. Seja você uma criança prodígio, uma viciada carente, um policial inseguro, um palestrante misógino, uma esposa com remorso por só amar o marido quando este se encontra no leito de morte, um ex prodígio desvalorizado, carente, complexado e solitário. Entre outros personagens que parecem viver no seu bairro, condomínio, ou até mesmo viver sua vida. 
Perto do final o diretor Paul Thomas Anderson lança mão de um elemento surreal, inesperado e, para alguns decepcionante, para interromper ou apaziguar o sofrimento dos personagens envolvidos na obra até então realista. E é por este motivo que Magnólia (o melhor filme desta lista) ocupa a décima colocação. 


#9 GATTACA

O filme que pode vir a acontecer. Num futuro próximo onde a manipulação genética criou novas espécies de castas, preconceitos e segregações sociais. 
Em um mundo onde se sabe muito bem que é preciso primeiro errar para então se construir um código de ética, a ciência é mais uma escrava do capitalismo de produção onde humanos melhorados geneticamente ocupam altos cargos enquanto aos concebidos de forma natural resta o desconforto de uma posição inferiorizada.
Um filme nebuloso e belo que entrou na lista por ser uma ficção científica realista cheia de conflitos éticos.


#8 AS HORAS

O filme que deu o Oscar a Nicole Kidman aborda as profundezas do universo feminino em três épocas diferentes. O drama interno de mulheres sufocadas por convenções sociais, sendo que nem mesmo a mais moderna delas (vivida por Meryl Streep) escapa de situações insolúveis. As escolhas e concessões das mulheres através dos tempos, diferentes sob a ótica sociocultural, mas semelhantes na visão feminina ao enfrentar medos e angústias.
Destaque para a dona de casa Laura Brown, interpretada por Julianne Moore. Certamente tocou muitas outras em situação semelhante espalhadas pelo mundo.


#7 ADORAÇÃO

Deve ser o filme mais complicado da lista, o que não exclui a possibilidade de muitas coisas ocorridas nele acontecerem a você. 
O ato de adorar requer paciência e obsessão, com a primeira se descobrem as minúcias do objeto adorado, com a segunda é que propriamente adoramos e demonstramos a devida dimensão da adoração. E dimensão é uma palavra que define bem este filme. Quão importante é um segredo de família guardado desde antes de você nascer? A intervenção e o envolvimento de terceiros na nossa história é tão comum não é mesmo? E o que se passa com eles? O que eles sentem ou sentiram? Ou ainda o que pretendem? Questões sempre presentes mesmo quando não manifestadas.


#6 MISTÉRIOS DA CARNE


O tema mais polêmico da lista. Tratado com audácia, mas também humanizado pelo diretor Gregg Araki e pelo protagonista vivido por Joseph Gordon-Levitt que desde a infância se encontrava ciente do que sentia pelo treinador de baseball. A pedofilia, também vivida na pele por um outro garoto, entra no campo dos traumas mais devastadores que podem ocorrer a alguém. E este de que nada tinha ciência é quem busca uma explicação para o que julga ter vivido, enquanto o outro simplesmente aceita como o acontecimento que formou seu caráter. 
Pode não ter acontecido a você, mas todos nós um dia nos deparamos com o passado tão presente a ponto de questionar no que aquilo nos transformou.


#5 FESTA DE FAMÍLIA

A partir de agora as agruras de que quase ninguém escapa. As deliciosas festas de família com seus vídeos, fotografias, banquetes e... barracos. Aquele membro disposto a estragar a festa que, nos bastidores (todos sabem) já padece muito antes da bomba explodir. E como é bom assistir (em vídeo!) a tudo isso. É como estar em casa para alguns. Entre o tenso e o constrangedor as cenas se desenrolam no seio de uma grande família cheia de segredos e preconceitos. Experiência por vezes indigesta, por vezes satisfatória.


#4 HERÓIS IMAGINÁRIOS


Disfarçado de tragicomédia este filme funciona como uma suave tortura. Confrontando a todo momento as frustrações vividas por cada membro da família o enredo se desenrola entre sarcasmo e paranóia. Pais e filhos relapsos e suas tentativas infrutíferas de aproximação provocam no público sensações que vão da raiva à piedade. Sem perder o traço cômico que há na falta de comunicação em qualquer família moderna, Heróis Imaginários vai deixar em você um sorriso amargo e um nó na garganta.


#3 OS GAROTOS DA MINHA VIDA
Baseado em fatos reais Os Garotos da Minha Vida é mais uma comédia dramática da lista, isto se alguém na mesma situação da protagonista conseguir ver alguma graça. Grávida aos 15 anos de idade, Beverly D'Onofrio se vê obrigada a casar com um sujeito que não poderia ser pior partido. Ambientado nos anos 1960 o filme ainda é o retrato de muitas famílias conservadoras e de muitos outros malfados lares que se formam a partir do descuido de dois jovens. É uma lição de vida desviando do clichê que poderia viar a ser. 


#2 AMORES IMAGINÁRIOS

"Quem nunca?" é uma ótima pergunta para fazer a quem acaba de ver este filme. Quem nunca confundiu afeto com amor? Enxergar amor onde ele não existe é o passatempo de muita gente na faixa dos 20 anos. Fazer tudo errado é também típico de quem se apaixona. Essa identificação com os personagens é para uns motivo de ligeira empatia, para outros é o tormento de reviver aquela paixão que se alimenta compulsivamente de nossa auto estima. Em meio à arte de Xavier Dolan (diretor e ator) o que é original no cinema nada mais é que a reprodução da vida real.


#1 CLOSER

Discutir se existe amor em Closer é discutir se o amor existe na própria vida. A grande confusão entre vaidade, libido e orgulho torna os quatro (únicos!) personagens extremamente humanos e por isso tão apaixonantes quanto odiosos. Estão aí todas as formas de dominação presentes num relacionamento, da chantagem emocional à mesquinharia do divórcio litigioso. O jogo sujo da sedução e o preço que pagamos por nos deixarmos seduzir. A ilusão que construimos enquanto o outro nos trai de maneira vil. Deste ou do outro lado da moeda estamos vivendo Closer em qualquer dia ou lugar. 

Nenhum comentário: